Heráldica



O dístico é formado por um escudo em formato circular, em blau (azul), com filete em ouro e em bordadura os dizeres (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSPETORES DAS GUARDAS MUNICIPAIS) e a sigla ABIG, mais a data de 2012em prata.

Ao centro do escudo a figura de um triângulo em ouro, sobre uma espada, encimado por uma estrela de cinco pontas gironada em ouro, abaixo um listel em goles (vermelho) com os dizeres: “EX TUNC INFRAGILIS”, em prata. Todo este conjunto, sobre a figura estilizada do mapa do Brasil em sinopla (verde). O Escudo circular representa a eternidade, porque se trata de uma figura geométrica que não tem princípio, nem fim.
Bordadura aro posta em volta do escudo, rodeando toda circunferência do escudo, símbolo de favor e proteção, serve de brisura e representava antigamente a cota de armas, sendo concedida esta peça de honra, aos esforçados guerreiros que saiam do combate, com as roupas ou cotas de armas manchadas com o sangue dos inimigos.
Bordadura é símbolo de proteção, favor e de recompensa, servindo de amparo àqueles que os príncipes querem assegurar em seu favor e contra os inimigos.
Estrela representa a vitória alcançada sobre os mouros, principalmente em surpresas e combates noturnos, guia seguro, aspirações a coisas superiores às ações sublimes, luminoso, futuro auspiciado à própria descendência, celebridade.
Espada representa combate e justiça.
Mapa do Brasil representa as federações.
O esmalte Goles (vermelho) representa valor, valentia, sangue derramado pelos heróis em combate.
O metal Ouro simboliza conhecimento, perfeição, glória, esplendor, grandeza, sabedoria e poder, inalterabilidade dos bons princípios.
O metal Prata simboliza paz, humildade, pureza, amizade, verdade, integridade, trabalho, prosperidade e vitória sem derramamento de sangue.
O esmalte Sinopla (verde) símbolo de força, cortesia, respeito, abundância, e principalmente simboliza a esperança, porque lembra os campos verdejantes na primavera, fazendo esperar uma copiosa colheita.
O esmalte Blau (azul) representa justiça, nobreza, virtude.
O Escudo representa proteção, segurança.
Triângulo equilátero simboliza unidade, igualdade de direitos civis, reconhecidos ao povo pelo sistema democrático.